quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Trabalhando as relações interpessoais por meio de dinâmicas de grupo

Ana Cláudia Tolentino Pires

O convívio pessoal sempre foi um desafio para a humanidade e, durante algum tempo, passou sem ser notado devido a algumas condutas relacionadas à individualidade, à centralização do poder e à valorização dos produtos em vez das pessoas.
Com o aumento da facilidade de acesso à informação e com o sensível aumento da escolaridade da população, temos a formação de cidadãos exigentes e críticos. Desta forma, passou-se a valorizar a qualidade de produtos e serviços e, posteriormente, as pessoas que os produzem.
As instituições perceberam que o sucesso de sua filosofia está no fator humano, ou seja, em seu interior. Somando o fator acima com a situação atual mundial, onde vivemos um acelerado ritmo de mudanças que exige uma capacidade permanente de adaptação, não é mais possível negar a necessidade de investir no ser humano, gerando os mais variados processos de trabalho, com um conceito diferenciado de gestão de pessoas.
Dentre estes processos, podemos destacar a gerência participativa, o 5 S, o trabalho humanizado, o horário de trabalho pedagógico coletivo, o horário de estudo em conjunto, o desenvolvimento de pessoas e as dinâmicas de grupos, sendo este último o foco principal deste artigo.
Não tenho, portanto, a pretensão de defini-lo e esgotá-
lo, mas sim de refletir sobre o trabalho de relacionamento interpessoal por meio de dinâmicas de grupo.
Dinâmica de grupo é uma ideologia política, interessada nas formas de organização e na direção de grupos, acentuando a importância da liderança democrática, a participação dos membros nas decisões e vantagens das atividades cooperativas em grupo.
Ressalto que o grupo não é uma invenção, mas sim uma forma de viver, onde algumas leis regem seu desenvolvimento e as relações nele contidas, como indivíduo-grupo, grupo-grupo e grupo-instituições.
Desta forma, as dinâmicas de grupo têm como principais objetivos:

  • facilitar o trabalho em grupo
  • sensibilização
  • desenvolvimento individual
  • desenvolvimento interpessoal
  • administração de conflitos
  • ludicidade
  • contribui para a sociedade
  • criatividade
  • desinibição
  • avaliação de processos
  • reflexão
  • cooperação
  • competitividade sadia
  • obtenção de melhores resultados
  • formação crítica
  • participação coletivamelhora da comunicação entre os participantes
Mas para chegarmos a tal êxito, devemos respeitar o momento grupal, vendo-o como único, pois nele teremos embutidos valores que por meio de dinâmicas de grupo poderão vir à tona, explicitando dificuldades, facilidades e expectativas e, muitas vezes, tornando o implícito, explícito. Estes detalhes são fundamentais para o trabalho em grupo, pois é por meio deles que acaba se banalizando as técnicas de dinâmicas de grupo, com comentários do tipo como "As dinâmicas de grupo estão cada vez mais difícies", "Dinâmica de grupo é brincadeira" ou, ainda, "Acho que as dinâmicas de grupo expõem as pessoas ao ridículo".

Problemas como estes podem surgir se não fizermos o uso desta técnica de forma sensata, como deve ser sempre.



  • Primeiramente, a dinâmica de grupo deve ser realizada apenas por profissionais capacitados. Outras recomendações são importantes, como conhecimento prévio do grupo e de seus objetivos previamente, respeito ao tempo do grupo, diversidades da técnica em processos maiores, adaptação da técnica de acordo com o quê o grupo apresenta, realização das dinâmicas de forma descontraída, regras claras, favorecer a participação de todos, objetivos estabelecidos previamente, foco definido, respeito às opiniões e propiciar discussões, feedback e avaliação.

    Tendo em vista os problemas naturais das relações humanas, bem como a importância da coletividade, onde nem sempre é reconhecida e explorada tal capacidade, temos as dinâmicas de grupo como apoio para despertar os talentos do processo coletivo, favorecendo o progresso do grupo. Desta forma, as organizações governamentais, filantrópicas, privadas e não-governamentais podem aproveitar melhor o conhecimento do grupo para atingir seus propósitos institucionais.





  • Fonte:
    TRABALHANDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS POR MEIO DE DINÂMICAS DE GRUPO – Fale com o Especialista - Jornal Carreira e Sucesso
    http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=5969

    4 comentários:

    1. Oi Eldi, estas de parabéns. Teu blog está ficando ótimo.
      bjus.Jauna

      ResponderExcluir
    2. Oi Eldi, teu blog está ficando ótimo. Parabéns.
      bjus Jauna

      ResponderExcluir
    3. Oi Eldi, estou adorando teu blog, muito criativo. Obrigada por compartilhar boas idéias conosco. Parabéns! Bjs

      ResponderExcluir
    4. Oi Eldi,
      teu blog está lindo, e com atividades muito interessantes.
      Abraços!
      Cristiane

      ResponderExcluir