quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tecnologia a Favor do Ensino e da Aprendizagem

Eldi Beltrame
Com o advento das novas tecnologias, as escolas devem estar preparadas para assumir as mudanças desta nova era. Sendo assim, a escola deve, via de regra, possuir laboratório de informática e capacitar seus profissionais para oferecer a seus alunos um ensino de qualidade.
Hoje os alunos estão inseridos cada vez mais cedo nos meios tecnológicos, o que facilita a sua aprendizagem, para futuras intervenções dos professores, portanto, as tecnologias são ótimas ferramentas para se trabalhar um planejamento coerente e facilitador da aprendizagem dos educandos.
Existem várias possibilidades de textos e escrita na internet, por meio das quais o professor pode trabalhar em todas as disciplinas de forma interdisciplinar, levando o aluno a conhecer diversos textos verbais, não verbais e sonoros.
Não só a leitura como também a escrita foram favorecidas pela explosão da comunicação na internet observada na última década, que proporcionou um contato maior das pessoas com atividades que envolvam a escrita - como deixar um recado na página de um amigo, escrever um e-mail ou postar textos num blog. Também é inegável que sites de relacionamento - como Orkut, Twitter e Facebook, só para citar os mais conhecidos - tornaram o ato de escrever mais banal e cotidiano, sem nenhum prejuízo nisto, uma vez que a escrita elaborada deixou de ser algo exclusivo de escritores e das atividades
Conforme a citação do autor, percebemos que a construção da escrita pelos jovens na internet é diferente daquela realizada na escola, e sabem que no ambiente virtual eles tem mais liberdade para escrever.
O desenvolvimento da leitura e da escrita no ambiente virtual faz com que os alunos sejam criativos e desenvolvam o raciocínio lógico, por isso, a escola não pode se distanciar do interesse de seus alunos, propondo aos alunos que trabalhem com textos digitados nos vários processadores de textos, utilizando blogs, data show, criarem hipertextos e utilizar a internet como um meio de construção e propagação do conhecimento.
Quando estão on-line, as crianças lêem, analisam, contextualizam, criticam e compõem seus pensamentos. Estamos assistindo ao nascimento de uma geração de jovens inovadores, antenados, entendedores do poder da mídia, que aprendem por meio da interação. A informação não é apenas consumida. Ela também é produzida pelos jovens. (TAPSCOTT, 2000)
O professor pode sugerir aos alunos aspectos a serem abordados sobre um determinado tema, e solicitar que façam uma pesquisa, na qual cada aluno fique responsável por buscar informações escritas e imagens sobre o assunto.
Para uma boa busca na internet é preciso que o professor indique os melhores sites, de preferência no mínimo três sites e os conceitos básicos da pesquisa na internet, os alunos poderão fazer comparações sobre os textos, ilustrá-lo com fotos pesquisadas, fazer um resumo do que foi pesquisado e depois escrever em um editor de texto, imprimir e levar para a sala de aula.
O professor pode ser um parceiro na busca do conhecimento com os alunos auxiliando-os na produção de textos e propondo-lhes que criem blogs educativos, que podem ser criados por professores e alunos de outras escolas do município para promover a troca de experiências, assim, os profissionais em educação renovam a maneira de trabalhar nas escolas, essa é uma maneira de não ficarem tão individualistas.Os blogs são exemplos de instrumento da informática onde a linguagem colaborativa tem se disseminado e facilitado a execução de uma nova maneira ler, escrever e ensinar”. Assim, com a utilização dessa preciosa ferramenta oferecida pela Web, é possível desenvolver atividades de aprendizagem com grande significado para os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Cada dia mais as crianças, jovens e adultos buscam diversas formas de utilizarem os meios digitais, por isso, nós, professores devemos estar atualizados para possibilitar aos alunos trabalharem com textos de diferentes gêneros utilizando os meios digitais.


Referências bibliográficas:
MURANO, Edgard. O texto na era digital. Revista Língua/UOL. Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12239 – Acessado às 15h do dia 28/04/2011.
Possibilidades de texto e escrita na Internet. Viva Mais. Disponível em: http://www.vivenciapedagogica.com.br/node/548 - Acessado às 15h30min do dia 28/04/2011.
A rede está melhorando os jovens. Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais/vidadigital2/04entr_don.html - Acessado às 16h do dia 28/04/2011.

Um comentário:

  1. Oi Eldi!
    Gotei muito do teu Blog, as postagens são interessantes, o texto Um garotinho chamado amor é fantástico, e o desing ficou legal. Gostei muitos das Dimâmicas de Recreação, porque servem para trabalhar as relações interpessoais. Um beijo!

    ResponderExcluir